A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi classificada como a 2ª melhor instituição de ensino superior do Nordeste e a 15ª do Brasil no ranking 2025 do Center for World University Rankings (CWUR), divulgado nesta segunda-feira (2). No cenário global, a UFRN figura entre as 2 mil melhores universidades do mundo, ocupando a 951ª posição.
O resultado representa um avanço em relação ao ano anterior, quando a instituição aparecia na 16ª colocação entre as brasileiras. Desde 2021, a UFRN tem mostrado ascensão contínua no ranking, saltando da 23ª para a 15ª posição nacional em apenas quatro anos.
Para o professor Alexandre Queiroz, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o desempenho reflete um esforço coletivo e estratégico. “Esse crescimento é fruto de políticas institucionais bem definidas, investimentos em ensino e pesquisa, e da dedicação da comunidade acadêmica. Também está alinhado com os excelentes resultados em indicadores nacionais como ENADE, CAPES, IGC e o recredenciamento institucional pelo MEC, onde alcançamos nota máxima”, destacou.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, celebrou o reconhecimento e ressaltou a importância do financiamento público para manter o avanço da educação superior no país. “As universidades públicas são responsáveis pela maior parte da produção científica no Brasil. É essencial garantir recursos adequados para que possamos continuar promovendo formação de qualidade, pesquisa, extensão e infraestrutura. O resultado alcançado no CWUR mostra o compromisso da UFRN com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento social e científico”, afirmou.
Sobre o ranking CWUR
Criado em 2012, o Center for World University Rankings avalia cerca de 21 mil instituições em todo o mundo, classificando as 2 mil melhores. O ranking leva em conta critérios como qualidade de ensino, empregabilidade de ex-alunos, desempenho do corpo docente e produção científica — sem depender de dados fornecidos pelas próprias universidades. Trata-se de uma das avaliações internacionais mais abrangentes da educação superior.