Foto: Reprodução
11/06/2024 às 15:23

Segurança da Cidade Alta é tema de reunião com empresários

Dando continuidade à agenda sobre os desafios de segurança na Cidade Alta, dirigentes empresariais e representantes do setor público reuniram-se nesta segunda-feira (10) na sede da Fecomércio RN. Durante o encontro, as entidades apresentaram os avanços obtidos nas últimas três semanas de trabalho.

O Secretário Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, Coronel Francisco Araújo, destacou os esforços coordenados para garantir a segurança no Centro da Cidade. Entre as ações mencionadas, está a instalação de uma base móvel da Polícia Militar no cruzamento das avenidas Rio Branco e João Pessoa, além da intensificação das rondas preventivas pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal. Também está em andamento a operação Madrugada Segura, com ronda permanente no Centro da Cidade.

A Polícia Civil destacou a Operação Sucata, que, através da área de inteligência, identificou receptadores de fiação furtada de estabelecimentos no Centro. "Foram apreendidas mais três toneladas de material furtado no último mês, além de fornos utilizados para derreter os fios", relatou o Diretor de Polícia da Grande Natal, Delegado Marcos Vinícius. Ele afirmou que essa ação continuará com operações mensais em todo o estado.

Representantes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) e da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) também relataram os resultados das iniciativas desenvolvidas.

O presidente da Associação Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos, afirmou que empresários e comerciários têm percebido a diferença. "É notório o trabalho que está sendo realizado. Já conseguimos avaliar a diminuição de ocorrências e uma presença forte das forças de segurança, apoiando a atividade comercial nesta área tão importante da cidade", disse.

A Secretária Municipal de Segurança Pública de Natal, Sheila Freitas, anunciou que a prefeitura alugou um prédio para funcionar como base da Guarda Municipal na Cidade Alta, atendendo a um pedido dos empresários da região. "Em cerca de 15 dias, este espaço estará em funcionamento, reforçando as ações já desenvolvidas. Levamos este pleito ao prefeito Álvaro Dias, que prontamente autorizou, como mais uma iniciativa da prefeitura em apoio à revitalização da Cidade Alta", destacou Sheila Freitas. O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alarico, sugeriu que a área também sirva como ponto de apoio para a PM, especialmente para as rondas noturnas.

Um dos desdobramentos do grupo de trabalho será a estruturação de um plano focado no desenvolvimento de políticas afirmativas de assistência social, integradas para atender à população em situação de rua.

Participaram da reunião a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep RN), o Ministério Público, a Associação Viva o Centro, a Coordenadoria da Defesa da Mulher e das Minorias (Codimm/SEEC), o Sindicato da Indústria de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBS), bem como as secretarias estaduais de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), de Saúde Pública (Sesap), de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e as secretarias municipais de Direitos Humanos (Semidh), de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Trabalho e Assistência Social (Semtas).


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais