Na apresentação da prestação de contas dos investimentos de 360 milhões de dólares (1,8 bilhão de reais), o Banco Mundial confirmou na manhã desta segunda-feira (27) a segunda fase do Programa Governo Cidadão para o Governo do Rio Grande do Norte, no valor de 180 milhões de dólares (878 milhões de reais, de acordo com a taxa de câmbio atual).
Ao receber a confirmação da segunda fase do empréstimo da gerente de operações do Banco Mundial no Brasil, Sophie Naudeau, a governadora Fátima Bezerra afirmou: “O Rio Grande do Norte fez o dever de casa e está pronto para investir mais 180 milhões de dólares na construção de um Estado próspero, digno e justo”.
Para a nova etapa do acordo de empréstimo, o RN concentrará os investimentos em estradas, agricultura e turismo. Os projetos estão prontos e serão executados imediatamente após a liberação dos recursos. Fátima Bezerra destacou a importância dessas áreas para o crescimento econômico e social: “Estrada traz cidadania, dignidade e bem-estar, pois as pessoas precisam se deslocar a hospitais, escolas, atividades produtivas e até a lazer. A agricultura é fundamental para a produção de alimentos, gerando ocupação e renda às famílias do campo. E o turismo é uma atividade que impacta em dezenas de outras atividades.”
A primeira fase do Governo Cidadão será concluída até o final de dezembro próximo. Em 2019, o programa enfrentou execução de apenas 23% e diversos entraves burocráticos. A governadora registrou o sucesso alcançado após um grande esforço para corrigir projetos e destravar processos.
Sophie Naudeau avalia que o Programa Governo Cidadão promove ações para o bem-estar e gera oportunidades econômicas. Ela destacou realizações em vários setores, incluindo agricultura, estradas, saúde, abastecimento de água e educação. Durante o evento no auditório da Escola de Governo, em Natal, que contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições, Sophie anunciou a análise das realizações, métodos e conquistas durante o evento que irá até o próximo sábado. Ela expressou a honra do Banco Mundial em ser parceiro do Governo do RN ao longo desses anos.