Foto: Reprodução
26/02/2024 às 16:17

Prefeitos de 99 municípios potiguares devem tentar a reeleição em 2024

Nas eleições de outubro, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) revelou que 99 dos 167 prefeitos potiguares buscarão a renovação de seus mandatos. Esses candidatos à reeleição representam 59,2% dos atuais gestores municipais, indicando uma diminuição em comparação com os 126 prefeitos que tentaram a reeleição em 2020, representando 75% na época.

Em 2024, 68 prefeitos, no último ano do segundo mandato, não poderão buscar a recondução nas urnas em 6 de outubro (data do primeiro turno). Na região Metropolitana de Natal, cinco prefeitos buscam a manutenção do cargo, enquanto outros cinco encerram o segundo mandato.

A capital potiguar, Natal, terá novo gestor a partir de 2025, pois o atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), reeleito em 2020, não pode permanecer no cargo. Até o momento, ele não oficializou apoio a alguma pré-candidatura para as eleições de outubro.

Segundo a Constituição Federal, os prefeitos podem ser reeleitos para um único período subsequente, desde que não sejam mandatos consecutivos. Em Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD) é um possível pré-candidato após quatro mandatos à frente da cidade.

Em Parnamirim, o atual prefeito Rosano Taveira (Republicanos) também deixará o cargo em dezembro, e a cidade enfrentará uma eleição sem a disputa pela reeleição, algo que não ocorre desde 2001, quando Agnelo Alves foi eleito.

Em Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra tentará renovar o mandato por mais quatro anos, quebrando a sequência de incumbentes derrotados nas urnas desde 2012. Na região Seridó, o prefeito de Caicó, Judas Tadeu (PSDB), buscará a reeleição, enquanto em Currais Novos, o atual prefeito Odon Jr. (PT) deixará o cargo em dezembro após a recondução em 2020.

O MDB é o partido com o maior número de candidatos em busca de segundo mandato no Executivo (25), seguido pelo PSDB (16) e PL (12). O Brasil tem mais de 3.510 prefeitos com a possibilidade de tentar a reeleição este ano, representando 63,04% dos 5.568 gestores atuais. A região Nordeste lidera com 1.082 prefeitos aptos à reeleição.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais