Reprodução
10/10/2023 às 15:33

Prefeito de Passa e Fica reduz próprio salário por conta da crise financeira

A situação nos municípios continua piorando, e isso a medida que os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) diminuem constantemente e as despesas continuam a aumentar. No estado do Rio Grande do Norte, as finanças municipais estão à beira do colapso.

Recentemente, o prefeito de Passa e Fica, Flaviano Lisboa, tomou uma medida atípica e cortou seu próprio salário pela metade a partir deste mês de outubro. Além disso, o salário do vice-prefeito foi reduzido em 30%, e o dos secretários teve um corte de 10%.

Essa nova medida tomada junta a outras ações, que já foram anteriormente implementadas pelo prefeito, como a suspensão do pagamento de gratificações, horas extras, diárias e passagens para os servidores municipais. Além disso, ele instruiu os secretários a reduzirem pelo menos 30% das despesas relacionadas a água, energia, telefonia, combustível e outros serviços e bens.

O prefeito expressou sua preocupação: "Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para manter em dia os salários de nossos funcionários, mas chegamos ao nosso limite. As contas simplesmente não fecham, e se o Governo Federal não revisar urgentemente sua política de repasses aos municípios, lamentavelmente, teremos que considerar demissões."

De acordo com informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a primeira parcela do FPM prevista para ser creditada neste mês de outubro terá uma redução de 13,28% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A CNM também destaca que, somente no segundo semestre deste ano, os repasses regulares diminuíram em 7,7%, equivalente a R$ 3,2 bilhões.

A CNM ressaltou em comunicado que "o fraco crescimento da arrecadação tem gerado crescente preocupação, dado os compromissos assumidos pelos gestores. Portanto, o ano de 2023 tem sido um desafio para a administração municipal."

 Essas informações foram obtidas através do Blog do Rudimar Ramon.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais