O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), anunciou na noite de terça-feira (18) que o partido decidiu avançar nas negociações para formar uma federação com o União Brasil.
“Em reunião convocada pela presidência do Progressistas para consultar a Executiva Nacional sobre a formação da federação partidária com o União Brasil, após uma intensa discussão, deputados federais, senadores e presidentes de diretórios estaduais concordaram, por unanimidade, em dar total apoio à presidência do partido para continuar as tratativas visando à criação da federação”, declarou o senador em suas redes sociais.
Agora, a próxima etapa é a deliberação do União Brasil sobre sua posição. De acordo com informações apuradas pela CNN, os presidentes das duas legendas estão alinhados, mas o tema ainda está sendo analisado internamente.
No início das conversas, no ano passado, a federação também contava com a participação dos Republicanos. No entanto, essa sigla optou por não prosseguir nas discussões. Atualmente, o PP está buscando uma possível fusão com o PSDB.
Se a federação entre PP e União Brasil se concretizar, esse agrupamento político se tornará o maior da Câmara dos Deputados, reunindo 109 parlamentares e superando o PL de Jair Bolsonaro, que atualmente detém a maior bancada. No Senado, as bancadas do Progressistas e do União Brasil somam 13 senadores.