Imagem: Reprodução
05/06/2025 às 17:08

Potiguar vence seletiva com 3 mil candidatos e vai estudar em colégio internacional na China

O estudante potiguar Lucas Lima, de 17 anos, natural de Bom Jesus (RN), foi um dos seis selecionados entre cerca de 3 mil candidatos para estudar no colégio internacional Li Po Chun, localizado em Hong Kong, na China.

Aluno da rede pública e filho de agricultores familiares, Lucas vive com os pais em uma casa sustentada por pequenos plantios e auxílios do governo. Ele foi aprovado para cursar o ensino médio no exterior, em uma instituição que oferece formação completa e bacharelado internacional com foco em voluntariado, liderança, tecnologia e empreendedorismo.

Apesar da bolsa de estudos cobrir os custos da escola, Lucas ainda precisa de apoio financeiro para despesas como passagens aéreas, seguro saúde, transporte local, material escolar e gastos pessoais. Para isso, criou uma vaquinha online, com o objetivo de arrecadar os valores necessários para viabilizar a viagem e a estadia.

A seleção, que durou cerca de seis meses, incluiu duas provas online em português, com temas do ensino fundamental. Uma das exigências era o uso de câmera com visão ampla para garantir a lisura do processo. Lucas precisou estudar boa parte dos conteúdos por conta própria, enfrentando as limitações do ensino que teve até então.

A última etapa do processo aconteceu presencialmente em São Paulo, e o estudante quase ficou de fora por falta de recursos. Com ajuda solidária, conseguiu hospedagem e teve a passagem paga com milhas por uma apoiadora que se sensibilizou com sua história.

Agora, Lucas se prepara para viver uma nova etapa em um ambiente acadêmico internacional, com aulas em inglês, e leva consigo o sonho de mudar a realidade de sua família e inspirar outros jovens da rede pública a acreditarem em suas potencialidades.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais