Imagem: Reprodução
27/11/2024 às 17:37

Polícia Federal deflagra operação "Não Seja um Laranja 4" no RN e em mais 6 estados

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (27) a operação "Não Seja um Laranja 4", com o objetivo de desarticular esquemas criminosos de fraudes bancárias eletrônicas. A ação, que integra a Força-Tarefa Tentáculos, contou com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta e da Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Ao todo, 30 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. No Rio Grande do Norte, a operação ocorre em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, onde dois mandados estão sendo executados.

As investigações da PF identificaram um aumento no número de pessoas físicas que participam conscientemente desses esquemas ao “emprestarem” suas contas bancárias para receber valores provenientes de fraudes, em troca de pagamento. Esse comportamento, que possibilita o desvio de recursos e a prática de fraudes eletrônicas, vitima milhares de cidadãos e alimenta o financiamento de organizações criminosas.

Os envolvidos, popularmente conhecidos como "laranjas", são peças-chave para o funcionamento dessas redes criminosas, que utilizam documentos falsos e contas bancárias para movimentar dinheiro de origem ilícita.

Crimes investigados

Os delitos apurados na operação incluem:

Associação criminosa;

Furto qualificado mediante fraude;

Uso de documento falso;

Lavagem de dinheiro;

Falsidade ideológica.

As penas previstas para esses crimes podem ultrapassar 20 anos de prisão.

A PF reforça que emprestar contas bancárias para transações fraudulentas é crime e causa prejuízos consideráveis a inúmeras pessoas. Além de ser um dos principais mecanismos de financiamento de organizações criminosas, a prática resulta em grandes danos financeiros à população.

Essa é mais uma operação de caráter nacional no combate às fraudes bancárias, dando continuidade às ações realizadas pela Força-Tarefa Tentáculos em 2022 e 2023. A PF segue com investigações e ações coordenadas para combater essas práticas e garantir maior segurança aos sistemas financeiros e bancários.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais