A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou nesta quarta-feira (18)), a Operação Janus, uma ação de grande porte para desarticular uma facção criminosa atuante no estado. A operação teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão relacionados a homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas, roubos e furtos.
A ação foi conduzida simultaneamente na Região Metropolitana de Natal, sob a coordenação da Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), e no interior do estado, liderada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPCIN) e pela Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE).
A operação contou com a participação de quase 500 agentes da Polícia Civil e resultou na prisão de 119 suspeitos, sendo:
75 presos no interior do estado
44 presos na Grande Natal
41 prisões em flagrante
73 mandados de prisão cumpridos
Além disso, cinco adolescentes foram apreendidos, e grande parte dos detidos possui múltiplas acusações.
O nome da operação faz referência ao deus romano Jano (Janus), símbolo da dualidade, vigilância e recomeços. Segundo a Polícia Civil, o nome reflete o propósito da ação: combater crimes já registrados (olhar para o passado) e implementar estratégias preventivas para garantir maior segurança à população potiguar no início de 2024.
A Operação Janus reforça o compromisso das forças de segurança do RN em combater o crime organizado e promover a tranquilidade da sociedade.