A Prefeitura de Natal, em colaboração com a Federação Norte-rio-grandense de Karatê Interestilos, irá sediar o Campeonato Pan-Americano de Karatê. Este torneio, um dos eventos programados para a cidade em 2025, ocorrerá de 20 a 23 de novembro no ginásio Nélio Dias, sob a organização da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL).
A competição contará com a participação de equipes internacionais, sendo a delegação da Itália uma das primeiras a confirmar presença após o convite da Confederação Brasileira de Karatê. A expectativa é que cerca de 600 atletas, além das comissões técnicas e árbitros, participem do evento.
“O nosso objetivo é impulsionar o turismo esportivo por meio da realização desses grandes eventos. Natal possui um grande potencial que estava sendo subaproveitado. Essas competições movimentam o comércio local e serviços como transporte por aplicativo”, afirma Hermes Câmara, secretário de Esportes e Lazer da capital potiguar.
Para este evento, a SEL estabeleceu uma parceria com a Federação local, liderada pelo sensei Marcos Patriota, reconhecido por suas inúmeras vitórias nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte.
Ainda seguindo o planejamento para atrair eventos esportivos nacionais, a SEL também firmou uma parceria com a Secretaria de Esportes do Estado para organizar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), programados para ocorrer entre 05 e 19 de outubro. Este evento, que reúne universidades de todo o Brasil, não acontece no Rio Grande do Norte desde 1994.
Outra competição importante será realizada na praia de Ponta Negra, na área de engorda, de 25 a 27 de julho. O local sediará a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Wing Foil, um esporte que tem atraído muitos entusiastas dos esportes aquáticos. “Essa categoria é uma introdução à Vela. É uma modalidade muito atraente que certamente irá movimentar ainda mais a área da engorda”, destaca Hermes Câmara.
A Secretaria de Esportes e Lazer também está buscando organizar a Taça Brasil de Futsal em parceria com a Confederação Brasileira de Futsal; no entanto, ainda não há data definida. “O prefeito Paulinho Freire sempre foi muito envolvido com o esporte e entende sua importância para o alto rendimento, formação de base e prevenção de doenças. Ele também reconhece o impacto transformador e econômico que grandes eventos podem ter em uma cidade como Natal”, conclui o secretário.