Foto: Brasil de Fato
22/12/2023 às 16:17

Lula indica a advogada Vera Lúcia para o TSE; ela será a 2ª mulher negra do tribunal

O presidente Lula decidiu indicar a advogada Vera Lúcia para compor uma das vagas de ministra substituta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela fazia parte de uma lista tríplice votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a divulgação oficial da escolha deve ser feita nas próximas horas. A informação é do Correio Braziliense.

A corte eleitoral deve ter ao menos sete juízes, sendo três de ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados indicados pelo presidente da República. Vera concorria em uma lista com outras duas mulheres, as advogadas Daniela Lima de Andrade Borges e Marilda Paula Silveira.

Destaque na militância do Distrito Federal nos movimentos negro, estudantil, feminista sindicalista e na estruturação do PT, ela chegou a ser cotada para assumir a vaga de Rosa Weber no STF, mas Flávio Dino, atual ministro da Justiça, foi o escolhido pelo presidente.

Vera vai assumir a vaga deixada por Maria Claudia Bucchianeri, que deixou a corte eleitoral em agosto. Ela será a segunda mulher negra a ocupar uma vaga no TSE. A primeira é Edilene Lôbo, escolhida também pelo petista em junho deste ano.

 

DCM


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais