Termina às 23h59 desta sexta-feira (13) o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A data foi prorrogada em uma semana pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na Página do Participante, no site do Inep. A mesma data limite vale para quem precisa de atendimento especializado ou deseja ser identificado pelo nome social.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser feito até a próxima quarta-feira, 18 de junho, via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. Estão isentos estudantes da rede pública que vão concluir o ensino médio em 2025 e inscritos no CadÚnico que vão usar a nota para obter certificado.
Novidades desta edição
Estudantes da rede pública com inscrição pré-preenchida devem confirmar os dados para garantir a participação.
O Enem volta a valer como forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio, desde que o participante tenha mais de 18 anos e alcance as notas mínimas exigidas.
Candidatos com deficiência que apresentaram documentação entre 2021 e 2024 estão dispensados de novo envio.
Datas das provas
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Em Belém (PA) e cidades vizinhas, por conta da COP-30, a aplicação ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O Enem segue com quatro provas objetivas e uma redação. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, ciências da natureza e matemática.
O exame é porta de entrada para o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies.