Um homem de 44 anos foi preso em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, suspeito de envolvimento em crimes de extorsão, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A prisão foi realizada na última sexta-feira (6) durante uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio dos Núcleos de Investigação Qualificada (NIQ) 1º e 5º.
De acordo com as investigações conduzidas pela PCDF, o suspeito era apontado como um dos líderes de um esquema criminoso que envolvia presidiários utilizando informações de aplicativos de relacionamento para identificar vítimas. Os criminosos se passavam por membros de uma facção e ameaçavam as vítimas, alegando que estavam monitorando encontros marcados pelos aplicativos. Sob pressão e ameaças, extorquiam dinheiro.
O homem preso era considerado um dos chefes do esquema e responsável por gerenciar os valores obtidos com os golpes. As apurações indicaram ainda seu envolvimento em roubos de cargas.
Após monitoramento, os policiais localizaram o suspeito e cumpriram o mandado de prisão. Ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, transferido para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A Polícia Civil destacou a importância da colaboração da população para elucidar crimes e orientou que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.