No dia 6 de Abril encerra o prazo de filiação para aqueles que desejam concorrer nas eleições municipais deste ano. A disputa por pré-candidatos para as nominatas em Natal se intensificam. O blog MG analisou a situação atual de partidos e federações da capital para as eleições de Outubro.
O União Brasil será a nominata com mais vereadores, além do ex-deputado Albert Dickson e Luiz Almir. A candidatura de Paulinho para prefeito ajudará no voto de legenda e o UB deverá ser a nominata que elegerá mais vereadores.
A Federação PT/PCdoB/PV, tem quatro mandatários, além das pré-candidaturas competitivas do esposo de Eudiane e de Samanda. Destacam-se também Lucas Fagundes e Aline Juliete. A federação lançará Natália Bonavides para prefeita. A expectativa é fazer 4 ou 5 cadeiras.
O Republicanos é a nominata dos pesos pesados. Possui apenas dois vereadores, mas tem auxiliares do prefeito que disputarão com uma grande estrutura, além do apresentador Léo Souza. A turma da prefeitura acha que faz 8 vereadores, mas nas contas dos mais humildes, são 4 cadeiras.
O PP, do presidente Eriko Jácome, já tem a nominata praticamente pronta. Eriko será o puxador de votos e a nominata deve eleger pelo menos quatro cadeiras. A nominata está bem diversificada com suplentes de vereador, ex-vereadores, empresários, servidores públicos, médico e professor.
No PSDB com cinco mandatários, a dúvida é se o vereador Herberth Senna permanece ou não. A federação PSOL/Rede, terá Thabatta como puxadora de votos, devem eleger 2 vereadores e se ela tiver uma votação expressiva, pode fazer o terceiro.
O Solidariedade deverá eleger duas cadeiras e a filha de Lagartixa a puxadora de votos. O PSD de Carlos Eduardo luta para eleger duas cadeiras, caso não ocorra nenhum contratempo, uma cadeira será do vereador Luciano Nascimento.
O MDB e o PL, têm uma cadeira garantida e sonham com a segunda. O PRTB, hoje, faria uma cadeira. O Podemos só elegerá alguém se trouxer o grupo do vereador Preto Aquino. O PSB está tímido, mas deve se articular nesta reta final com o anúncio de Rafael Motta.