O blog traz hoje a análise da nominata da Federação Rede/Psol. A Federação conta com dois mandatários na Câmara Municipal de Natal: Eribaldo Medeiros, da Rede Sustentabilidade, e o professor Roberio, do Psol.
A nominata do Psol inclui um nome de peso: a ativista Thabata Pimenta, que obteve mais de 14 mil votos em Natal na última eleição para Deputada Federal. Além de Thabata, se destacam também o ex-vereador Fernando Lucena, a dupla Tati/Sandro Pimentel e a primeira suplente de vereadora Camila Barbosa.
De acordo com nossos cálculos, a Federação não deve atingir dois quocientes, mas consegue eleger dois vereadores contando com a sobra eleitoral. Estão longe de garantir a terceira vaga e, se houver vacilos, correm o risco de eleger apenas um.
Confirmadas as duas vagas, pelas últimas pesquisas e pela campanha nas ruas, quem desponta na frente é o atual vereador Eribaldo e a ativista Thabatta Pimenta. O professor Roberio é uma incógnita, o seu voto é silencioso. Tati e o ex-deputado Sandro Pimentel estão fazendo uma campanha bonita, embora não possuam a mesma força que tinham na causa animal, especialmente com as candidaturas de Robson e Milano. A ex-candidata a prefeita, Camila Barbosa, deve ter uma boa votação, mas, dada a conjuntura, fica difícil conquistar uma cadeira.
O Psol, que pela primeira vez na história do partido não teve candidatura majoritária na capital, enfrenta a árdua missão de aumentar sua bancada na Câmara Municipal.