As intensas chuvas que atingiram Natal nas últimas horas provocaram o alagamento do Hospital dos Pescadores, localizado nas Rocas, na Zona Leste da cidade. Devido a esse problema, novos atendimentos precisaram ser suspensos no início da manhã desta quarta-feira, 18, para permitir a retirada da água.
Um vídeo divulgado pelo Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) mostra os funcionários da unidade colaborando na limpeza das instalações do hospital.
“Natal não possui estrutura para suportar tanta chuva. Todos puderam ver a calamidade que se instalou nas Rocas. Tudo ficou alagado, com água entrando no Hospital dos Pescadores, comprometendo o atendimento à população. As ambulâncias não conseguiam encostar. A situação é crítica e caótica em dias de chuva como este”, declarou Paulo Martins, diretor do Sindsaúde, em entrevista à TV Tropical.
Após a diminuição das águas e a trégua das chuvas no fim da manhã, os atendimentos foram normalizados, mas apenas para casos de emergência. Segundo os servidores, os atendimentos ambulatoriais continuam suspensos por tempo indeterminado devido ao alagamento em algumas áreas do hospital.
O que diz a Secretaria
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os acolhimentos estão ocorrendo “para casos de emergência e risco de vida, além de assistência aos usuários que estão sendo acolhidos na unidade”. A pasta também orienta os usuários a se dirigirem a uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade para receber atendimento.
A Secretaria de Saúde ressaltou ainda que acionou a equipe do Departamento de Infraestrutura Física e Logística (DIFT) para identificar e realizar os reparos necessários "o mais breve possível", buscando minimizar os transtornos causados pela situação.