A composição da atual legislatura da Câmara Municipal de Natal deverá sofrer muitas mudanças após as eleições estaduais de 2026. Isso se deve ao fato de haver muitas candidaturas competitivas com reais chances de vitória.
Em 2022, dois vereadores foram eleitos deputados: Paulinho Freire, que conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, e Divaneide Basílio, que garantiu um lugar na Assembleia Legislativa. Em 2018, quatro vereadores também foram eleitos deputados: Sandro Pimentel, Ubaldo Fernandes e Eudiane Macedo para deputado estadual, e Natália Bonavides para deputada federal.
Desta vez, a expectativa é que o número de eleitos supere o de 2018, quando quatro vereadores foram eleitos. A vereadora e primeira-dama Nina Souza e o presidente da Câmara, Eriko Jácome, são dois nomes fortíssimos para um salto ainda maior em 2026. O vereador Daniel Valença, terceiro mais votado de Natal, deve estourar de votos para a Assembleia, em casadinha com Natália Bonavides.
O vereador Robson Carvalho, o mais votado de Natal na última eleição, está se articulando bem e deve crescer com folga os 26.609 votos que obteve em 2022. Matheus Faustino é outro nome que, assim como surpreendeu na corrida para vereador, pode surpreender também na disputa para deputado. Se decidir concorrer a uma vaga federal, ele deve tirar muitos votos de Girão e Gonçalves. Thabatta Pimenta é um nome em potencial, mas precisará se articular bem em relação à sua nominata. Atualmente, sua federação, Rede/Psol, terá dificuldades para eleger deputado federal ou estadual.
Camila Araújo é um nome a ser considerado na disputa de 26, ela foi reeleita com uma boa votação, vem expandido seu nome e vai disputar uma vaga na Assembleia com chances reais. A situação de Anne Lagartixa pode mudar se seu pai, Wendel Lagartixa, conseguir a liberdade até as eleições, se isso acontecer, ela pode se considerar uma “deputada de férias”.
Outros nomes ainda estão avaliando a chance de disputar uma vaga em 2026, como o vereador Luciano Nascimento, do PSD, e o vereador Kleber Fernandes, do Republicanos. Além deles, outras surpresas podem surgir.