A disputa para as 29 vagas de vereador já começou na capital. O fortalecimento das nominatas é fundamental para os partidos.
A Federação PT, PCdoB e PV, atualmente, tem quatro mandatários na Câmara. A expectativa é reeleger os vereadores atuais e eleger pelo menos mais um, aumentando a bancada atual. Além das candidaturas proporcionais, a federação também conta com a candidatura forte da Deputada Natália Bonavides na majoritária, que deve garantir uma grande votação de legenda.
O prefeito Álvaro Dias do Republicanos deverá apoiar pelo menos três candidaturas de auxiliares para o legislativo, incluindo Irapoã da Semsur, cuja candidatura já é dada como certa, Daniel Rendall da Educação também deverá tentar uma vaga na CMN e um terceiro nome que poderá vir da STTU ou da Semtas. A formação da nominata com a presença ou não de vereadores vai depender da sua posição na majoritária.
Carlos Eduardo, líder nas pesquisas para prefeito, deverá formar uma nominata no PSD se for candidato. O vereador Preto Aquino ainda faz parte do partido e, se ficar, sua situação é tranquila, pois, apenas com os votos de legenda do partido e sua própria votação, já deverá garantir uma vaga. Preto deverá ser o nome mais forte da nominata, que poderá lançar 30 nomes.
Mais à frente, trarei a situação de mais três partidos. Há um grupo que já conta com mais de 30 pré-candidatos e, em outro, deve haver um racha em breve. Aguardem…