Reprodução
13/10/2023 às 16:59

Abrasel revela aumento de 5% no número de Bares e Restaurantes com prejuízo em agosto

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o número de estabelecimentos de bares e restaurantes que encerraram o mês de agosto com prejuízo aumentou em 5% em todo o país. Os dados apontam que, no mesmo mês, 24% das empresas registraram prejuízo, enquanto 34% conseguiram manter o equilíbrio financeiro e 41% apresentaram lucro.

A principal razão atribuída ao saldo negativo nos caixas dos bares e restaurantes foi a queda nas vendas, relatada por 82% dos entrevistados. Outras causas mencionadas por empresários que enfrentaram prejuízo incluem a redução no número de clientes (67%), dívidas pendentes (43%) e o aumento dos custos com insumos (36%). A pesquisa ouviu 1.979 proprietários de bares e restaurantes em todo o Brasil, durante o período compreendido entre 28 de setembro e 6 de outubro.

Além disso, o estudo indica que as empresas mais recentes são as que mais enfrentam dificuldades financeiras. Entre as que têm entre um e três anos de operação, 33% registraram prejuízo. Esse percentual cai para 18% entre as empresas com mais de 10 anos de existência. Outro fator determinante é o tamanho do estabelecimento.

Dos bares e restaurantes com um faturamento de até R$ 1 milhão, 33% tiveram prejuízo em agosto, enquanto apenas 8% dos que possuem faturamento acima de R$ 4,8 milhões encerraram o mês no vermelho.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais