Imagem: Reprodução
13/08/2024 às 17:09

2 em 3 cidades do País não elegeram nenhuma mulher prefeita em 2020

Embora as mulheres representem a maioria da população brasileira, 3.557 municípios do país, o equivalente a 64% do total, não elegeram nenhuma prefeita desde as eleições do ano 2000.

Nesse mesmo período, em 28 cidades brasileiras, não foi eleita nenhuma vereadora, e em 24 dessas cidades, não houve eleição de prefeitas nem de vereadoras. Esse levantamento foi realizado pelo jornal Folha de S. Paulo com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A análise da representatividade feminina entre 2000 e 2020 incluiu candidatas eleitas em pleitos ordinários e suplementares – realizados em casos de indeferimento de registro, cassação do diploma ou perda de mandato do candidato eleito.

A falta de representatividade feminina é ainda mais evidente em municípios com mais de 100 mil habitantes, onde 71% não elegeram prefeitas. No Rio Grande do Norte, por exemplo, municípios como São Gonçalo do Amarante e Parnamirim se enquadram nesse cenário. Em Parnamirim, nunca na história uma mulher foi eleita prefeita.

Entre as capitais, Natal se destaca por estar fora desse ranking, tendo eleito duas prefeitas no período: Micarla de Sousa em 2008 e Wilma de Faria em 2000 (reeleição).

Os estados com a maior proporção de cidades sem prefeitas são Rio Grande do Sul (80%), Espírito Santo (77%), Santa Catarina e Minas Gerais (ambos com 74%) e Acre (73%).


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais